top of page

PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO

Os princípios que nortearão nossa atuação têm como premissa a garantia de uma universidade democrática, na qual o debate e a convivência entre as diferenças sustentam o cotidiano acadêmico e legitimam a excelência de nossa produção. A dinâmica participativa deve ser o pilar das decisões e deliberações que são tomadas na universidade, e nosso papel será garantir que seja essa a forma de condução da administração universitária. São nossos princípios:

1) a defesa inquestionável da autonomia universitária frente às pressões externas que busquem contrapor a natureza pública da instituição;

 

2) a liberdade de cátedra, pautada pela qualidade e pela relevância social e científica do conhecimento produzido no ensino, na pesquisa e na extensão;

 

3) o reconhecimento e o respeito à diversidade das áreas de conhecimento nas quais as distintas vocações dão base à multiplicidade de nossa produção e à construção da carreira docente;

 

4) o inalienável compromisso acadêmico e social, que nos fará atuar no CONSU para preservar a gratuidade do ensino, garantir que a universidade fortaleça suas respostas às demandas sociais por meio de políticas inclusivas, bem como a atender às necessidades da inovação e modernização científica e tecnológica.

 

Reafirmar esses princípios é imprescindível. Pois, é com preocupação que acompanhamos a atual conjuntura política e os rumos pelos quais a sociedade brasileira segue - em direção oposta ao projeto de País que queremos construir. O alvo não é uma ou outra área do conhecimento com repercussões mais visíveis na comunidade externa, mas as conquistas previstas na Constituição Federal e na LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).

 

Está sob risco todo o campo acadêmico financiado com recursos públicos que, a despeito das dificuldades, obteve enorme êxito do ponto de vista científico, cultural e social. Em nome desse projeto, de fortalecimento da universidade pública, e de todos os esforços que foram necessários para criá-lo, preservá-lo e aprimorá-lo, consideramos crucial que esses princípios sejam reafirmados e defendidos.

 

Convictos dos fundamentos e das razões que nos motivam a entrar nesta luta, convocamos toda comunidade docente da UNICAMP a resistir e, acima de tudo, a vencer mais uma batalha.

 

 

Fernando_Anna_Silvia_Chico_Debora_Savio_
Jone_Andre_Flavio_Cristiano_Joao_Glaucia
bottom of page